Quando um computador está ligado em rede tem que haver mecanismos que garantam a confidencialidade, privacidade, anonimato, integridade e autenticidade de documentos e dados pessoais.
A segurança digital abrange as políticas, procedimentos e medidas técnicas usadas por um organismo que garantem a segurança do computador ou de uma rede de computadores.
Apesar da informação estar em constante risco, devido ao facto de os computadores estarem ligados em rede, com a segurança digital é mais fácil controlar e identificar esse risco e aumentar o nível de segurança, diminuindo os prejuízos e consequentes custos. A imagem da empresa também fica mais fortalecida, porque as pessoas confiam mais numa empresa em que sabem que os dados estão seguros.
A segurança digital justifica-se sobretudo pelos malwares, este termo vem de malicius software (programa malicioso), que são programas feitos para se infiltrarem ou danificarem um computador sem o consentimento do usuário, como por exemplo, os Worms, Sypware, Trojans, Rootkits.
É fundamental para as empresas garantirem a segurança dos seus sistemas digitais. E apesar da segurança digital ter o seu custo, se a empresa perder a informação ou algum vírus danificar a mesma o prejuízo pode ser ainda maior.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/7887219/Seguranca-Digital-e-sua-Importancia-para-as-OrganizacoesCarina Ribeiro